Dicas


TIE-DYE: como fazer a tendência que está por todos os lados



Vamos combinar uma coisa? Você gostando de moda ou não, é praticamente impossível ter passado a quarentena sem se deparar com nenhuma peça que utilize a técnica do tie-dye pelas mídias sociais.

Com a força do “faça você mesmo” cada vez maior, essa técnica, presente principalmente no movimento hippie dos anos 1960 e 1970, retorna mais uma vez, conquistando também os corações das crianças.

A  história do Tie-dye no mundo

O termo tie-dye significa, em inglês, “amarrar e tingir”. Atrelada ao movimento hippie, ele surgiu nos EUA, quando esse tipo de estampa irregular era feita de forma artesanal. Porém, a técnica já existia em países como Peru, Japão, Índia, China e no continente africano.

Apesar da sua existência e utilização em outros países, foi na década de 60/70 e nos Estados Unidos que o tie-dye ganhou fama internacional. Apesar de ter aparecido em outros momentos, parece que agora ele ganhou mais do que nunca.

Como fazer Tie-dye em casa

O primeiro passo é entender que não existe um jeito exato de se fazer o tie-dye. Os pontos principais que compõe a técnica são a amarração antes do tingimento e resultado imprevisível. O mais gostoso é a experimentação e as diversas possibilidades.

Quer dar os primeiros passos na customização de peças usando o tie-dye? Então anote essas dicas:

  • Tecidos de fibra natural, como algodão e viscose, absorvem melhor a cor.
  • Você não precisa sempre o utilizar peças brancas. O importante é que as cores da peça seja mais claras das que as tintas que serão usadas.
  • Para não errar: a estampa circular é uma das mais práticas. Pressione um garfo no meio da peça e gire até a roupa virar um círculo. Depois amarre a peça com linhas de algodão na horizontal e na vertical, formando um x com elas.
  • Onde a linha de algodão passa, a cor não pega no tecido. Mas você também é livre para fazer experimentações amarrando a peça como bem entender.
  • Os corantes para tecido são o tingimento mais prático para quem está começando. Eles são um pó que deve ser diluído na água fervente.
  • Se quiser pintar a peça como um todo, só eliminando a parte da torção, deixe-a imersa em um recipiente com corante diluído na água fervente. A água precisa estar quente para a fibra do tecido absorver melhor a cor. Se quiser usar outras nuances, deixe a peça secar, mude o local por onde a linha passa e repita o processo.
  • Outro método é borrifar com a ajuda de bisnagas o corante diluído na água fervente na peça amarrada e molhada previamente. Esse é mais prático para quem quer usar muitas cores e também permite mais possibilidades.
  • Quanto menos tempo você deixa a tinta reagindo, mais clara a cor fica. Dá para observar no olho a intensidade do tom.
  • Quando chegar na intensidade que você quer, desamarre a peça e passe ela por outro recipiente com com fixador para tecido.
  • Para finalizar, lave a peça individualmente e deixe secando. O ideal é lavá-la sozinha nas três primeiras vezes, porque solta cor e pode manchar outras peças.
  • O processo também pode ser feito com água sanitária em peças escuras. Funciona muito bem no preto ou no jeans bem escuro. Comece com meio copo de água sanitária para dois de água e vá aumentando a quantidade de reagente aos poucos caso queira desbotar ainda mais a peça. Esse é um processo mais demorado. Você vai observando e testando o que funciona.

Gostou das dicas? Agora é só passar aqui no Armarinho Campo Grande, garantir seus materiais e criar usa peça tie-dye. Até a próxima.

 

Texto adaptado do Elle





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

×

Olá!

Clique a baixo para entrar em contato com nosso WhatsApp

Ou por e-mail:

armarinho@armarinhocampogrande.com.br

Link Whatsapp

https://linktr.ee/armarinhocampogrande

× Fale com o Armarinho!