Do francês, matelassê significa acolchoado, e é essa a sensação transmitida pela técnica. De aparência aconchegante e envolvente, ela pode ser feita em diferentes tecidos e produtos, desde colchas a sofás. Aplicado tanto na decoração como na moda, o matelado também ganha destaque em peças de alta-costura, como a famosa bolsa “Boy Bag” da grife Chanel.
Em formatos quadriculados, circulares ou arabescos, o matelassê pode aparecer em diferentes variações e formatos. Saiba mais sobre a técnica matelada, sua origens e utilizações na decoração de casa, preparado pela MMartan. Assim, fique preparado para adotar esse toque elegante e delicado nos cômodos de casa!
De origem francesa, assim como seu nome, o matelassê nada mais é do que uma técnica aplicada em tecidos. O acabamento é feito através de pespontos que unem dois tecidos sobrepostos e com enchimento no centro. Assim, a costura pode ser feita em diferentes formatos e desenhos. O resultado é uma aparência acolchoada e aconchegante.
Assim como as opções de formatos que a costura pode criar, o matelassê feito em menor escala, com os pespontos mais próximos, é chamado de micromatelado. Essa versão é super delicada e charmosa, ideal para dar acabamento a itens menores, também garantindo charme para roupas de cama.
Disponível em diferentes cores, o matelado costuma ser produzido em produtos feitos em tecidos como algodão, linho, misturas de poliéster ou couro.
São muitas as opções de produtos que podem contar com acabamento matelassê e encantar no décor da sua casa. Entre eles, poltronas, sofás e cadeiras estofadas podem receber a técnica e levar sofisticação para a sala. Já para o quarto, o charme do matelado fica por conta, principalmente, das roupas de cama.
Entre almofadas, porta-travesseiros, edredons e a colcha matelassê, os itens conferem muito charme e conforto para as suas noites. Aposte na opção de colcha micromatelada para garantir um visual delicado à decoração do quarto.
Além desses produtos, o matelado pode aparecer em cabeceiras estofadas, assim como em forma de desenho ou textura em móveis e na parede do cômodo. Nesse caso, uma das variações do matelassê é o capitonê. Essa técnica consiste na aplicação de botões nos cruzamentos dos pespontos de matelados geométricos. Assim, você adquire um resultado mais clássico e cheio de sofisticação para o espaço.
Além de usada em produtos voltados para decoração, o matelassê também é comumente encontrado em peças e acessórios de vestuário. Dessa forma, principalmente se confeccionadas em couro, é possível contar com sapatos e jaquetas, assim como bolsas.
A técnica também é adorada por grandes marcas de alta costura, como Chanel, Miu Miu e a Dior com seu padrão clássico conhecido por Cannage. O desenho aparece em bolsas, como a famosa Lady Dior, carteiras e também virou estampa para diversos produtos da marca.
Aqui no Armarinho Campo Grande você encontra opções do tecido para produzir sua peças.
Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440
27 3226-2693 | 27 99856-7172
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h
Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130
27 3070-3314 | 27 98839-0009
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h
armarinho@armarinhocampogrande.com.br
Link Whatsapp