No mundo do bordado, muita gente se atenta aos pontos, mas poucos são os que se lembram da importância que é a transferência dos riscos para o tecido. Todo cuido é pouco nessa hora! Continue lendo para acompanhar as nossas dicas.
Pode até parecer bobeira, mas a qualidade do bordado depende da transferência do risco, já que não tem como fazer pontos bonitos em um risco mal traçado. Existem diferentes maneiras para fazer isto, sua escolha deve considerar sempre o tipo de tecido que você utilizará.
O método mais utilizado e simples é o do papel carbono. Um dica fundamental é que os de cores claras devem ser usados para os tecidos escuros, e os escuros (preto ou azul) para os tecidos claros.
O primeiro passo é copiar os risco para um papel macio e fino, como de seda ou manteiga. Depois coloque o carbono com a face para baixo sobre o tecido, com o desenho por cima. Com um lápis de ponta fina ou um boleador acompanhe todas as linhas do desenho.
Para não manchar o tecido, tome cuidado para fazer pressão somente nas linhas do desenho. Uma outra dica é prender o papel seda/manteiga sobre o tecido com alfinetes, em que o carbono estra por de baixo do papel depois do desenho ter sido posicionado.
Uma outra forma é a transferência direta, em que o desenho pode ser traçado diretamente sobre os tecidos mais finos/transparentes. O uso de caixas de luz ou luz direcionada pode facilitar bastante na hora da transferência dos riscos.
Lembre-se de colocar o desenho por baixo do tecido (fino ou transparente) e trace as linhas com um lápis macio ou canetas próprias para tecido.
Para os tecidos mais grossos ou texturizados, trace o desenho em um papel fino e o deixe alinhavado na posição correta no tecido. Vá acompanhando todas as linhas do desenho com pequenos pontos de alinhavo. Depois rasgue o desenho e remova-o para o bordado ser iniciado. Lembre-se também de retirar todos os pontos de alinhavo após terminar o bordado. Essa é uma ótima forma para trabalhar o bordado no feltro.
Se você for contornar o desenho pelo avesso, em papel de seda ou manteiga, utilize um lápis transferidor ou lápis cópia. Depois disso, coloque o papel com o lado riscado no tecido e passe com o ferro quente, já que o calor gerado pelo ferro é quem vai transferir o desenho.
Essa é uma ótima ferramente para o bordado em tecidos que possam ser lavados, já que a entretela se dissolve ao lavar. Para fazer o risco, utilize a transferência direta, alinhave a entretela riscado no tecido e borde. Depois de pronto é só remover.
Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440
27 3226-2693 | 27 99856-7172
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h
Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130
27 3070-3314 | 27 98839-0009
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h
armarinho@armarinhocampogrande.com.br
Link Whatsapp