Por essa você não esperava, né? Você não leu o título errado! Existe sim a agulha de tricô ideal para o tipo de peça que você vai produzir. Mas, como escolher dentre todos os tipos, espessuras ou tamanho, encontradas no mercado? Nós vamos te ajudar.
Pode até parecer um pouco bobo, essa escolha pode influenciar no resultado do seu projeto de tricô. Apesar de todas cumprirem a mesma função (a de tricotar, é claro), cada modelo de agulha de tricô permite realizar movimentos específicos, tornando a técnica bem mais ágil e com ótimo acabamento.
Quer conhecer um pouquinho sobre o tricô? Clique aqui.
O primeiro passo é você descobrir o que irá tricotar. A partir disso você poderá escolher a agulha de tricô ideal, garantindo um resultado mais bonito e ainda diminuindo o esforço exigido de seus ombros, braços e mãos.
Agulhas clássicas: Como o próprio nome já diz, essa são as agulhas tradicionais de tricô. Na maioria das vezes elas são compridas e mais grossinhas, indicadas principalmente para peças planas. A extremidade pontuada é usada para fazer novos pontos, já a outra serve para segurar os pontos e evitar que caiam.
Agulhas de duas pontas: Como próprio nome já diz, essa agulha de tricô possui duas extremidades e é indicada para tricotar peças circulares sem emendas, como luvas e meias.
Agulhas circulares: Formada por duas agulhas retas conectadas por um cordão flexível, essa agulha de tricô possui vários tamanhos. Elas são indicadas para tricotar peças planas, circulares e em forma de tubo.
Agulhas auxiliares: Já essas agulhas são próprias para pontos repetidos e torcidos. Retas ou unidas e menores, elas são mais frágeis e quebram com mais frequência.
No tricô, além do tamanho, a espessura e material também é “documento” quando falamos sobre as agulhas da técnica. Por exemplo, no comprimento quanto maior o projeto, maior deverá ser a agulha.
A agulha de plástico é a mais popular, como ela é maior e mais grossas, acabam sendo muito pesadas (um dica para minimizar o impacto é escolher aquelas com o interior oco). Ela é ideal para trabalhos com lã.
As agulhas de alumínio são mais leveis e fáceis de manusear, sendo indicadas para pontos mais abertos. Diferentemente das agulhas de metal, que são mais pesadas. O que elas tem em comum é que deslizam a malha com mais facilidade.
Se você está iniciando, uma ótima opção são as agulhas de bambu. Essas agulhas são indicadas para trabalhos com lã. Outra indicação para quem está começando são as agulhas de madeira.
As agulhas menores formam pontos pequenas e uma trama apertada e grossa. Ao contrário das mais grossas, que a medida que aumentar sua espessura, maior será o seu pontos e mais elástica e solta ficará a trama.
Ufa! Quanta coisa, né? Agora você sabe mais um pouquinho sobre agulha de tricô. Esperamos que te ajude!
Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440
27 3226-2693 | 27 99856-7172
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h
Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130
27 3070-3314 | 27 98839-0009
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h
armarinho@armarinhocampogrande.com.br
Link Whatsapp