Dicas


Alongamentos para as mãos: confira as nossas dicas!



Antes de mais nada, uma pergunta importante: você sabia que exercícios de alongamentos para as mãos são muito importantes para quem trabalha com artesanato? Pois é! Se crochetar, tricotar ou costurar por um dia inteiro já é cansativo, imagina repetir esse hábito durante toda a semana, por vezes até aos sábados e domingos.

Dessa forma, para manter sua saúde e bem-estar sempre em dia, trouxemos neste post uma entrevista superlegal com a doutora Thamy Bruno Jacobsen (CRM 20928-SC), Médica do Trabalho na Círculo.  Confira todas as nossas dicas de alongamentos para as mãos e cuide-se enquanto trabalha com o que você mais ama.

Entrevista com a médica do trabalho Thamy Bruno Jacobsen

Quais são os cuidados importantes que um artesão deve ter com o corpo, no geral?

Todos os cuidados devem ser voltados à prevenção de lesões ocasionadas pelo esforço repetitivo, que são, principalmente:

  • Atividade física regular, que pode ser uma caminhada de 40 minutos realizada 3x na semana;
  • Cuidado com a alimentação, diminuindo o consumo de alimentos que promovam a inflamação do organismo, como açúcar, farinhas e álcool;
  • Controle adequado do peso, já que as articulações de todo o corpo sofrem com excessos;
  • Rotina de repouso adequada em horários de descanso.

É importante evitar o uso excessivo de celular ou a prática de atividades que exijam muito das mãos e punhos, como faxina em casa. Nesse caso, uma dica é contar com ajuda para realizar os afazeres domésticos, dividindo as tarefas existentes entre toda a família. Assim, ninguém fica sobrecarregado.

Qual é a posição ideal para um artesão trabalhar?

De preferência, sentado em uma cadeira com encosto lombar, regulagem de altura para que os cotovelos estejam apoiados a uma mesa e pés encostados no chão. A iluminação também é muito importante. A luz deverá ser do tipo luz branca, e não amarela. Se o local não tiver iluminação suficiente, o indicado é trabalhar com uma luminária auxiliar na mesa. 

É importante ter um tempo de pausa durante os períodos de atividades manuais?

Sim, as pausas são muito importantes.

O tempo ou a frequência da pausa depende do ritmo do trabalho manual. Como regra geral, a cada duas horas é indicado repouso de 15 minutos. Mas atenção: repouso é repouso. Por isso, o artesão também não deve usar celular ou realizar atividades que continuem exigindo dos punhos e das mãos.

É importante a prática de alongamentos para as mãos no artesanato? Quando ela deve ser feita?

A prática do alongamento para as mãos também é algo muito importante, essencial para o bem-estar e qualidade de vida do artesão. O alongamento dos punhos e mãos deve ser feito antes do profissional iniciar o trabalho, no meio da jornada e no final dela também.

A doutora Thamy compartilhou com a gente uma ilustração de como esses exercícios devem ser feitos. Olha só:

Dessa forma, faça cada movimento com duração entre 15 e 45 segundos.

É preciso tomar cuidado também com as posições das costas e do pescoço durante o trabalho artesanal?

Da mesma forma que os cuidados com as mãos, as posições das costas e do pescoço também são muito importantes. As costas devem sempre estar apoiadas no encosto da cadeira e o pescoço precisa estar a 90° do trabalho manual, ou seja, sempre reto. E não inclinado para cima ou para baixo.

E assim como o alongamento das mãos e dos punhos, o alongamento das costas e do pescoço também deve ser realizado 3x ao dia. Agora, dá uma olhadinha nas opções de exercícios que você pode fazer, inclusive para alongar também os braços:

O artesão precisa praticar alongamentos para as mãos todos os dias? Até mesmo nas folgas?

Os exercícios também são ótimos para os dias de folga. O artesão pode aproveitar para fazer uma caminhada ao ar livre, que faz muito bem para o corpo e para a alma! Uma dica é aproveitar o Sol das 10h e após às 16h, sem protetor solar, para deixar o corpo renovar o estoque de vitamina D, que ajuda a prevenir e combater dores.

Além dos alongamentos para as mãos, quais exercícios o artesão pode fazer para fortalecer o corpo?

Exercícios aeróbicos e de musculação são opções complementares aos alongamentos. Porém, a escolha da modalidade pode variar em cada caso específico.  

Então, se for necessária a escolha de somente uma delas, é importante que o artesão converse com um médico ou educador físico, para saber qual é o exercício prioritário naquele momento, levando em consideração outros aspectos de saúde. 

Se por acaso um artesão profissional ainda não tem o hábito de praticar alongamentos para as mãos e já estiver começando a sofrer com dores, como agir?

Ao primeiro sinal de dor que não melhora após uma noite de sono ou um período de descanso, o artesão deverá agendar consulta médica. O tratamento poderá ser feito com medicações, fisioterapia e repouso, dependendo do grau da lesão.

Por isso, é importante se consultar o mais breve possível, para evitar lesões mais complexas.

Viu que bacana? Com dicas simples você pode evitar lesões e ainda ajudar no seu dia a dia.

Via





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

× Fale com o Armarinho!