Bordado: 5 dicas para aprender a técnica
Apesar de não parecer, aprender bordado não é uma tarefa tão complicada. A questão é que precisamos de um pouco mais do que agulha, linha e tecido para fazer essa técnica acontecer com qualidade. Existem detalhes que podem tornar o bordar muito mais bonito e interessante. E você vai conhecer alguns deles agora!
Dica 1: Atenção às linhas
– Guarde sempre suas linhas em lugares secos e limpos, pois elas absorvem umidade e podem ficar um pouco mais pesadas, dificultando um pouco o momento de bordar.
– Na hora de confeccionar um trabalho, geralmente ficamos em dúvida do tamanho do fio que vamos precisar na agulha. Para ter uma medida certa que vão vá ficar torcida ou causar nós, aposte em 45 cm. É a medida ideal!
– As linhas para bordado em forma de meada são perfeitas para as técnicas de ponto cruz e vagonite. Mas, sabia que as linhas de crochê também são excelentes para bordar? Por serem mais grossas, além de formarem lindos bordados, essas linhas também são perfeitas para a criação de detalhes maiores e bem aparentes em grandes peças como bolsas e almofadas. Faça o teste!
Dica 2: Fique de olho nos tecidos
Algodão e etamine são os dois tecidos mais utilizados nos bordados. Mas, será que você conhece a diferença entre um e outro? Isso pode ser um diferencial e tanto na hora de confeccionar seu bordado. Lembre-se: use sempre tecidos de qualidade!
Algodão: tecido de boa qualidade, ele facilita a passagem da agulha e da linha, ideal para bordados livres, à mão.
Etamine: tecido feito de algodão, ele possui pequenos quadradinhos em sua trama, que permitem a contagem dos pontos. Excelente para ponto cruz e vagonite.
Dica 3: Cuidado com os gráficos
Muita gente gosta de bordar ao estilo livre. Mas, aqueles que preferem seguir desenhos prontos de revistas ou da internet, os chamados gráficos, podem ficar um pouco confusos na hora de fazer o desenho do papel chegar ao tecido.
A dica aqui é usar um papel carbono próprio para tecido ou as canetas de tecido que saem com o calor. Assim, você pode até arriscar um desenho livre, de próprio punho, e contorná-lo com a linha depois. Quando seu bordado estiver pronto, é só passar um ferro quente sobre o trabalho e a caneta sumirá, como mágica!
No caso de usar um papel carbono, coloque ele sobre o tecido, posicione o gráfico de sua escolha sobre ele, alfinete tudo para manter as coisas no lugar e trace o desenho escolhido com uma caneta. Se preferir desenhar ao estilo livre, é importante encontrar o meio do tecido. Dobre seu tecido ao meio na vertical e na horizontal. E então, marque o centro dele para começar a trabalhar com tudo alinhado.
Dica 04: conserve suas peças do jeito certo
As dicas abaixo não têm muito a ver com o bordar em si. Mas, tem tudo a ver com a durabilidade de seus trabalhos e por isso também são dicas de ouro para quem quer aprender bordado.
Sempre lave seus os tecidos bordados à mão apenas com água e sabão neutro, um de cada vez. Depois de lavar, não torça. Enrole o bordado entre duas toalhas e pressione delicadamente.
Quando for passá-los, sempre em temperatura média, tenha o cuidado de virar o bordado para baixo e envolvê-lo em outros dois tecidos brancos.
Dica 05: use um bastidor
Os resultados de seus bordados sempre serão melhores com um bastidor, porque ele oferece muito mais firmeza ao trabalho. Os bastidores podem ser de vários materiais e de vários tamanhos. Com certeza você encontrará a opção ideal para o seu projeto.
Você pode usá-lo apenas como apoio na hora de bordar ou pode deixar seu bordado nele e depois pendurá-lo na parede, como um lindo quadro.
Viu como não é tão difícil? Agora é passar aqui no Armarinho Campo Grande, garantir seus materiais e colocar a mão na massa.
Via blog da Círculo!