Dicas


Como fazer bordado ponto russo



Entrou no mundo do bordado agora e não sabe muita coisa ou por onde começar? Calma, que a gente te ajuda. Uma das técnicas de bordado é o ponto russo. Apesar do nome, ainda existe muita confusão sobre sua origem. Uns dizem que começou no antigo Egito, outras que foi na Inglaterra ou Alemanha e, até mesmo, na própria Rússia.

Ainda que seja incerta a sua origem, o ponto russo não tem nada de complicado. Essa técnica artesanal nada mais é do que o ato de bordar com fitas, linhas ou fios de seda seguindo o formato de um molde no tecido. Para começar, você precisará dos seguintes materiais: agulha e linha própria para ponto russo, bastidor, tecido de linho branco, tesoura. caneta e o desenho ou molde. Pronto! Como tudo em mãos, vamos começar?

Com o auxílio de uma caneta e com o molde, trace o desenho no tecido. Faça o risco por completo, para facilitar, inicie pelo centro até as bordas.

Bordado em ponto russo passo 1

Agora pegue o bastidor e desaperte-o, soltando as duas partes. Com as mãos (e com cuidado), empurre as partes até desencaixá-las.

desencaixar bastidor bordado em ponto russo

Estique bem o tecido no bastidor, centralizando o desenho no menor aro da madeira. Depois de bem esticado e com o desenho no tecido ao centro, encaixe também a parte maior do bastidor, ajustando-o.

molde desenho bordado ponto russo no bastidor

Escolha as cores de linhas que serão utilizadas no bordado e corte aproximadamente 02 metros de cada linha.  Passe a linha incial pela agulha de ponto  russo e, no final, dê dois nós, para que fique bem firme (essa dica é para que sua linha não solte ao longo do bordado). Inicie sempre pelo centro do desenho.

bordado em ponto russo

A agulha sempre deverá entrar pela parte de trás do bordado (lembre-se que o nó duplo sempre deverá ficar escondido). Ao passar a agulha, faça um ponto semelhante ao ponto reto, inicando e acabando sempre no contorno do risco. O próximo ponto deverá ser feito junto ao ponto anterior e, assim, sucessivamente, preenchendo todo o espaço. Mas, tenha atenção: a agulha não deverá ser colocada no buraco de outro ponto já feito.

Como passar a agullha no bordado ponto russo

Assim que for colocando um ponto próximo ao outro, a parte de trás ficará conforme a imagem abaixo. Sempre que terminar uma parte do bordado, dê um nó na parte do avesso, para arrematar o ponto. Corte também as pontas que ficarem.

Nós do bordado ponto russo

Preencha os espaços que você deseja com a cor inicial escolhida. Para iniciar outra cor, é necessário fazer aquele mesmo passo a passo inicial (cortando 02 metros de linha, passando na agulha e finalizando com um nó duplo). Outra observação importante é sempre introduzir a agulha pelo avesso do bordado e iniciar sempre no contorno do desenho, com os pontos bem próximos entre si. Faça o mesmo procedimento com todas as cores que você escolher.

Bordado em ponto russo

Depois de finaizado, desaperte o bastidor e tire o tecido. Com seu bordado pronto, você pode fazer diferentes aplicações, como em roupas, por exemplo. Atualmente, já tem gente usando o bastidor com o bordado como peça de decoração.

Então, use sua criatividade e arrase!

 





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

× Fale com o Armarinho!