Dicas


Como fazer: Massa de Sal para Artesanato



Você já ouviu falar na massa de sal para artesanato? É uma pasta feita em casa com poucos ingredientes, que usamos no cotidiano, como sal, farinha e água. Ela pode ser usada para fazer diversos trabalhos manuais, precisando apenas da imaginação e criatividade.

Crie porta joias, presentes, decorações temáticas, chaveiros e muito mais. É perfeita para adultos e crianças e vai levar muita diversão para a sua casa. No artigo de hoje, vamos te ensinar a fazer a sua massa de sal em casa, com dicas e inspirações. Confira!

Como Fazer Massa de Sal para Artesanato simples

Essa massa, é feita só com água, sal e farinha de trigo, lembrando que não é uma massa de biscuit. Confira:

Ingredientes:

– 2 medidas de farinha

– 1 medida de sal

– 1 medida de água

Modo de preparo:

  • Primeiramente, coloque a farinha de trigo, o sal e a água em um recipiente e misture-os com a ajuda de uma colher.
  • Depois, sove a massa, da mesma forma que sovaria uma massa de pizza ou pão.
  • Caso a massa fique pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha de trigo. E se ficar seca demais, coloque um pouco mais de água. O resultado precisa ser similar a uma massa de pão.
  • Depois de pronta, modele sua peça como quiser e deixe-a secando ao ar livre. Ela vai ficar bem firme, mas demora um pouco mais que o biscuit para secar. Se quiser que o resultado seja mais imediato, coloque seu artesanato em forno baixo por aproximadamente 1 hora, ou até ficar bem dura.
  • No forno elétrico, o tempo diminui um pouco, sendo de 30 a 45 min a 150ºC. No micro-ondas, serão necessários 60 segundos para ela ficar dura, mas é extremamente importante fazer pausas a cada 20 segundos. Caso você não faça isso, a massa pode queimar e muito, enchendo sua casa de fumaça.
  • Por fim, caso queira colorir sua massa, você tem duas opções, antes ou depois da modelagem. Se quiser fazer antes, misture a tinta juntamente com os outros ingredientes.

A massa de sal pode ser usada para fazer diversos trabalhos manuais. Selecionamos algumas sugestões para você e dicas para ter o melhor resultado. Confira:

Joias

Use a sua massa para fazer joias artesanais, como colares, pulseiras, pingentes e muito mais. Serão peças exclusivas e de baixíssimo custo.

Miniaturas

Faça miniaturas de peças que objetos que você goste. Podem ser personagens, bonecos e muito mais. Caso prefira, faça as partes separadas e depois cole tudo. Para que elas grudem, umedeça-as e pressione-as.

Lembrancinhas

As massas podem ser usadas para criar lembrancinhas únicas para festas, casamentos, chás de bebê ou de cozinha. É só fazer as decorações de acordo com o tema do evento.

Cuidados com a massa de sal

É muito importante tomar cuidado porque a massa pode ser tóxica para alguns animais, já que possui muito sal na sua produção. Então, não deixe que os bichinhos comam a mistura. O processo da produção pode causar muita sujeira, então, use roupas velhas e confortáveis para não precisar se preocupar depois.

Agora é só colocar a mão na massa!

Via





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

× Fale com o Armarinho!