Dicas


crochê, a técnica hit da moda desta temporada



É fácil confundir, mas também é simples reconhecer. O crochê é o trabalho manual feito com uma única agulha de gancho, diferente do tricô, que demanda uma dupla de agulhas lisas como ferramenta. Ele também pode ser identificado pela trama, em geral mais aberta, a linha que pode ser mais grossa ou a gama maior de pontos possíveis de se fazer — cinco, para ser mais preciso, com os quais uma infinidade de variações são permitidas. Por isso, é tão comum ver crochês com diferentes desenhos e texturas em uma única peça, e não apenas liso, como é frequente no tricô.

Apesar das características próprias, há um fator essencial em comum nesses artesanatos, que explodiram em popularidade nos últimos meses: trata-se de um trabalho feito à mão. Com uma forcinha das redes sociais, como o TikTok e o Instagram, atividades como o crochê, o tricô e o macramê caíram como uma luva para os momentos de maior restrição, como quando estávamos isolados em nossas casas à procura de um hobby, um novo ofício para aprender.

Acontece que a técnica extrapolou a imagem de revival 70’s, de saída de praia ou cardigã da vovó. O crochê foi parar em acessórios e em looks completos bastante contemporâneos, que exaltam um  jeito original e desprendido de decorar, permitem certa fofura e renovam o que se entende por luxo. Algo artesanal é a coisa mais valiosa que você pode ter agora, foi o que criadores passaram a defender (e com razão!).

A quarentena e o crochê

A tendência já dava as caras desde o final de 2019, quando rolaram os desfiles de verão 2020 das marcas internacional. Só que a técnica só foi reinar mesmo durante a quarentena. Quando — quem diria — a prática associada à vovó despertou o interesse das novas gerações. Um dos culpados foi Harry Styles, que havia aparecido com um cardigã de crochê, em fevereiro do ano passado, em uma apresentação A peça, formada por quadrados coloridos, como uma colcha de retalhos, já tinha chamado a atenção, mas virou uma fixação entre os novinhos, quando, em pleno lockdown, tutoriais sobre como reproduzi-la em casa se espalharam pelo TikTok.

A tendência cresceu, e tanto, que foi parar até em looks digitais no Animal Crossing e cativou o próprio estilista criador, Jonathan Anderson, que disponibilizou um PDF DIY, no qual ensina a produzir o modelo no site oficial de sua marca. Impulsionada realmente pelos mais jovens, por meio das redes sociais, mas vale dizer que ela está dentro de uma movimentação mais ampla, de resgate de técnicas manuais. Significa o que a gente já sabe: o artesanato é um espaço amplo para todas as idades e sexo.

Vamos crochetar?

Aqui no Armarinho Campo Grande você encontra os materiais necessários para começar a produzir suas peças.

Via





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

× Fale com o Armarinho!