Dicas


Tabela com 72 combinações de cores



A gente te entende! Nem sempre é uma tarefa fácil combinar cores. Às vezes você acha que está tirando uma nota 10, mas quando vai ver o resultado não está lá essas coisas. Para facilitar sua vida, abaixo você confere uma tabela com 72 combinações de cores, para arrasar nas suas criações.

combinações de cores

Como combinar cores com círculo cromático

Composto por 12 cores, o círculo cromático pode ser um grande aliado na hora de fazer as suas combinações de cores. Confira a seguir seis formas de combinações de cores utilizando este método:

Via Tua Casa

combinações-de-cores-com-circulo-cromatico

Combinações complementares

Esta combinação consiste nos tons que estão em lados contrários uns aos outros no círculo cromático, por exemplo, o tom azul e o laranja ou o roxo e o amarelo são combinações complementares. O efeito desta junção resulta em uma explosão de cores que proporcionam vivacidade e energia ao ambiente.

Combinação de três cores

Como o nome já sugere, esta combinação une três tons diferentes que estão distantes uma das outras dentro do círculo, porém em distâncias iguais (de quatro em quatro). Um dos esquemas é azul, vermelho e amarelo. Apesar de serem cores que criam um grande contraste, a vibrante combinação é bastante harmônica.

Combinações análogas

Este esquema permite que você faça combinações de duas até cinco cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático. O resultado cria um efeito de calmaria, além de continuidade, o famoso degradê. Apesar de poder combinar até cinco diferentes tons, é indicado utilizar apenas até três cores para não perder o foco.

Combinação em fenda

A combinação em fenda lembra um pouco o primeiro esquema que combina cores do lado oposto do círculo. Esta combinação consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Os dois tons devem estar opostos à cor primária, por exemplo, violeta, amarelo e verde. Menos intenso que a combinação de três cores, este esquema conta com um leve contraste.

Combinação de quatro cores

As quatro cores do círculo cromático podem ser ligadas pelas pontas de um retângulo, ou seja, o esquema consiste em uma cor primária, duas complementares e mais uma que proporciona um destaque maior entre as outras três. O resultado é uma composição bonita, colorida e cheia de sincronia.

Combinação de quatro cores em quadrado

Usando quase o mesmo esquema da combinação anterior, esta composição consiste nas quatro cores ligadas pelas pontas de um quadrado, sendo assim, de três em três tons seguindo o círculo cromático (deixando sempre a mesma distância). A combinação concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio de sua paleta colorida.

Viu que fazer combinações de cores de forma harmoniosa pode ser algo fácil? Esperamos ter ajudado com essas dicas.





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

× Fale com o Armarinho!