Dicas


Tipos de enchimento para feltro



Os amantes de artesanato em feltro se encantam pela técnica porque ela é fácil de fazer, além das peças ficarem lindas e terem uma ótima saída para vendas. Acontece que muitas pessoas têm dúvidas sobre os materiais. Por falar nisso, você sabe quais são os principais tipos de enchimento para feltro?

É exatamente sobre eles que vamos falar neste post. Entenda, agora, quais são os materiais mais usados no enchimento e veja dicas de como escolher e preparar o seu feltro sem complicações!

Quais os melhores tipos de enchimento para feltro?

Quando enchemos uma peça de feltro, o tecido se expande um pouquinho, porque é maleável. É por isso que não podemos ter medo de preencher corretamente, senão seu produto acaba ficando murcho depois de pronto.

Cada situação pode pedir um material diferente, mas é comum utilizarmos alguns tipos específicos, como os que apresentaremos a seguir. Dê uma olhada!

Manta acrílica

O enchimento mais famoso é a manta acrílica, encontrada em diversas espessuras e comprada em metro. Ela é usada principalmente em peças que dependem de um relevo delicado, um reforço ou uma espécie de estofado.

Há a manta R1, que tem um lado colante, e a R2, com ambos os lados colantes. Esses modelos contam com uma camada de resina que, ao ser ativada pelo calor, permite a fixação no feltro. Você pode fazer isso usando um ferro de passar.

Fibra siliconada

A fibra siliconada é considerada por muitos artesãos uma das melhores para enchimento, pois é macia e deixa as peças mais fofinhas. Você pode usá-la em lembrancinhas e em bonecas de feltro, por exemplo. O material é comprado por quilo, sendo possível pegar a quantidade que desejar com as mãos. Assim, nenhum cantinho da peça é deixado para trás.

Forrobel

Essa é uma manta de poliéster, por isso, apesar de macia, é mais estruturada e deixa o feltro encorpado. É um material muito prático, que pode substituir facilmente a fibra de silicone, por exemplo. Além disso, é ótimo para revestir bolsas, base para guirlandas e outros enfeites de porta. Se quiser obter diferentes resultados, é só variar na quantidade de camadas.

E.V.A

Muito utilizado no artesanato, o E.V.A também pode ser útil no enchimento de feltro, principalmente por ser uma opção mais barata e fácil de encontrar. O único problema é que a folha desse material não é tão macia e maleável quanto as outras mantas. Sendo assim, ele é mais indicado para estruturar peças menores, que não exigem um enchimento mais gordinho.

Manta pack

Essa é uma ótima alternativa para estofado interno de peças que precisam de um efeito mais durinho. A manta pack é famosa por preencher estojos escolares e mochilas, por exemplo.

Mas muita gente também a utiliza em estruturas de detalhes 3D, bases de guirlandas, bastidores de maternidade, entre outros tipos de artesanato. Por ser mais resistente, você só precisa calcular com cuidado o molde do enchimento para não comprometer o caseado pronto.

Como saber a quantidade ideal de enchimento?

De antemão, saiba que não existe uma medida certa. Mas para você acertar, temos uma dica. Basta apertar a peça. Se ela voltar ao normal, sem ficar amassada, o enchimento já está no ponto certo. Outro segredo é não ter dó de encher o feltro. Afinal, a superfície não pode ficar com ondas, senão corre o risco de murchar posteriormente.

Para um acabamento perfeito, comece pelas bordas com o auxílio de tesouras, pinças ou cabos de pincéis. Depois, vá preenchendo tudo, até que sua peça fique firme, sem “caroços” ou sem esticar a costura.

Na hora de escolher entre os tipos de enchimento para feltro, estude o seu produto e saiba qual resultado espera do artesanato pronto. Trabalhe também de acordo com as possibilidades. Se você não encontrar um material específico na sua região, use a criatividade e faça substituições inteligentes.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como escolher e fazer corretamente o enchimento, é só passar aqui no Armarinho e garantir seus materiais.

Via





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

× Fale com o Armarinho!