Dicas


06 materiais para fazer artesanato em feltro



Com os produtos certos, suas peças em feltro terão um nível bem maior de qualidade e acabamento. Nesses dias falamos por aqui sobre os tipos de enchimento para feltro,  hoje vamos te mostrar os 07 principais materiais para fazer artesanato com profissionalismo. Continue acompanhando.

Antes, vamos falar um pouquinho sobre o Feltro, um tecido não tecido (TNT) produzido por fibras. Quando for comprá-lo, você precisa prestar atenção em três fatores especiais: resistência, espessura e qualidade. Além disso, o material tem bastante variedade, como lisos, mesclados, estampados e até com brilho (mais usado em detalhes).

Os principais materiais para produzir suas peças em feltro são:

1. Linhas

As linhas são muuuito importantes. Afinal, elas ficam expostas na maioria das peças em feltro, principalmente em sua costura externa. As mais recomendadas são as meadas e a pesponto, deixando o trabalho mais delicado. Mas, nada impede que você utilize também a linha de crochê ou até mesmo o retrós de linha de costura normal. Se a intenção for dar mais discrição, aposte na linha simples, que segue a mesma cor do feltro utilizado.

2. Tesouras

As tesouras usadas nesse tipo de material são as comuns. Porém, é preciso ter cuidado, pois você não deve cortar o feltro junto ao molde, porque isso pode cegar a lâmina mais rapidamente. O melhor a se fazer é, primeiro, riscar o feltro e, só depois, cortá-lo sozinho. Dica de ouro: tenha tamanhos diferentes de tesoura, para usá-las de acordo com a dimensão das suas peças.

3. Agulhas

Outra ferramenta importante é a agulha. Assim como no caso das tesouras, também tenha diferentes tamanhos, para você trabalhar com mais conforto de acordo com as dimensões dos moldes e não perde o alinhamento da costura.

4. Colas

Para ajudar no acabamento, utilize a cola quente ou a cola universal. Elas são ótimas para dar junção a pequenos detalhes.

7. Termolina leitosa

Utilizado para impermeabilizar tecido, ele também é um ótimo material para proteger as costuras e os bordados das suas peças em feltro. É sempre bom lembrar que esse material altera o visual das peças, uma vez que retira o aspecto felpudo do feltro após sua aplicação.

8. Enchimentos

Para preencher as peças feitas com feltro, você vai precisar de enchimentos adequados. O mais utilizado é a fibra siliconada, pois ela não mofa e não oferece riscos à saúde. Porém, é possível investir em alternativas, dando mais versatilidade e variedade às propostas e acabamentos:

  • Manta acrílica: O enchimento mais famoso é a manta acrílica, encontrada em diversas espessuras e comprada em metro. Ela é usada principalmente em peças que dependem de um relevo delicado, um reforço ou uma espécie de estofado. Há a manta R1, que tem um lado colante, e a R2, com ambos os lados colantes. Esses modelos contam com uma camada de resina que, ao ser ativada pelo calor, permite a fixação no feltro. Você pode fazer isso usando um ferro de passar.
  • Fibra siliconada: A fibra siliconada é considerada por muitos artesãos uma das melhores para enchimento, pois é macia e deixa as peças mais fofinhas. Você pode usá-la em lembrancinhas e em bonecas de feltro, por exemplo. O material é comprado por quilo, sendo possível pegar a quantidade que desejar com as mãos. Assim, nenhum cantinho da peça é deixado para trás.
  • Forrobel: Essa é uma manta de poliéster, por isso, apesar de macia, é mais estruturada e deixa o feltro encorpado. É um material muito prático, que pode substituir facilmente a fibra de silicone, por exemplo. Além disso, é ótimo para revestir bolsas, base para guirlandas e outros enfeites de porta. Se quiser obter diferentes resultados, é só variar na quantidade de camadas.
  • E.V.A: Muito utilizado no artesanato, o E.V.A também pode ser útil no enchimento de feltro, principalmente por ser uma opção mais barata e fácil de encontrar. O único problema é que a folha desse material não é tão macia e maleável quanto as outras mantas. Sendo assim, ele é mais indicado para estruturar peças menores, que não exigem um enchimento mais gordinho.
  • Manta pack: Essa é uma ótima alternativa para estofado interno de peças que precisam de um efeito mais durinho. A manta pack é famosa por preencher estojos escolares e mochilas, por exemplo. Mas muita gente também a utiliza em estruturas de detalhes 3D, bases de guirlandas, bastidores de maternidade, entre outros tipos de artesanato. Por ser mais resistente, você só precisa calcular com cuidado o molde do enchimento para não comprometer o caseado pronto.

Lembrando que aqui no Armarinho Campo Grande você encontra todos os materiais. Até a próxima!





Fale Conosco





Rua Francisco Alves . 303 . Campo Grande . Cariacica/ES . CEP 29.146-440

27 3226-2693 | 27 99856-7172

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h



Avenida Central Laranjeiras . 435 . Laranjeiras . Serra/ES . CEP 29165-130

27 3070-3314 | 27 98839-0009

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 8:45 às 18h / Sábado: 9h às 13h

×

Olá!

Clique a baixo para entrar em contato com nosso WhatsApp

Ou por e-mail:

armarinho@armarinhocampogrande.com.br

Link Whatsapp

https://linktr.ee/armarinhocampogrande

× Fale com o Armarinho!